O Ensino Fundamental com duração de 9 (nove) anos tem por objetivo a formação básica do cidadão, mediante a compreensão  das diferentes áreas do conhecimento, bem como o desenvolvimento da responsabilidade, o respeito à vida, à liberdade crítica, o incentivo e acesso à cultura, à arte, à tecnologia, o  respeito a natureza e a compreensão do mundo. 

Ler e compreender o mundo

Para conhecer o mundo é preciso mais do que estar alfabetizado. É preciso desenvolver habilidades e competências e apropriar-se de diferentes linguagens que o permitam compreendê-lo.

No CERB a curiosidade investigativa é estimulada para que o aluno vivencie experiências que desenvolvam todo seu potencial.

No Ensino Fundamental I o processo de construção do conhecimento é estimulado com diferentes metodologias e estratégias didático-pedagógicas, que respeitam o ritmo da criança e favorecem aprendizagens significativas.

Os estudantes do CERB possuem diversos componentes curriculares com professores especializados:

  • Educação Física 

  • Língua Inglesa 

  • Contação de História  

  • Mind Makers- pensamento computacional 

  • Líder em Mim

 

Fundamental II - Anos finais


O Ensino Fundamental com duração de 9 (nove) anos tem por objetivo a formação básica do cidadão, mediante a compreensão  das diferentes áreas do conhecimento, bem como o desenvolvimento da responsabilidade, o respeito à vida, à liberdade crítica, o incentivo e acesso à cultura, à arte, à tecnologia, o  respeito a natureza e a compreensão do mundo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

- Desenvolver a autonomia dos alunos por meio da otimização de seu tempo e organização de uma rotina que priorize o estudo permanente;

- Valorizar a pluralidade cultural e respeitar a diversidade, posicionando-se contra qualquer tipo de discriminação;

-  Ler e compreender o que leu, buscando aprofundar seus conhecimentos posicionando-se de forma crítica nos diferentes assuntos estudados;

- Preparar o educando para continuar aprendendo de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;

- Priorizar a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

- Adquirir conhecimentos básicos à preparação científica e à capacidade de usar diferentes tecnologias;

- Resolver situações problema, sabendo validar estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos, como dedução, indução, intuição, analogia, estimativa, e utilizando conceitos e procedimentos matemáticos, bem como instrumentos tecnológicos disponíveis;

- Interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente na busca para problemas propostos, identificando aspectos consensuais ou não, na discussão de um assunto, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.

- Valorizar e cuidar do próprio corpo, adotando hábitos saudáveis;

- Reconhecer-se como cidadão com direitos e deveres.

No CERB os estudantes possuem multidocência a partir do 5º ano do Ensino Fundamental. Esta série é compreendida como um ano de transição entre os dois níveis do ensino fundamental. Por isso, a escola adota diversas estratégias para que a adaptação ocorra sem rupturas, auxiliando os alunos na conquista da autonomia necessária para enfrentar os desafios do novo nível de ensino.

No Ensino Fundamental  II o currículo é organizado por componentes curriculares, distribuídos em períodos de 50 minutos. Cada turno de aula possui um intervalo (recreios) de 20 minutos, possibilitando uma pausa estratégica que favorece a concentração nas atividades educativas.

Pais e alunos também recebem acesso ao Portal Acadêmico da ISAEC ( através do qual conseguem visualizar o horário dos alunos, o agendamento das principais atividades avaliativas, os pareceres e boletins, facilitando o acompanhamento do desempenho acadêmico de cada estudante.

O Colégio também organiza a Conversa Pedagógica a cada trimestre para as famílias. Esta conversa  é constituído coletivamente pelos professores, Coordenação Pedagógica  e fornece um feedback do desempenho do estudante  antes do final do trimestre para que juntos, escola e família, possam auxiliar o estudante a superar eventuais dificuldades.