Quem Somos
O Colégio Evangélico Rui Barbosa - CERB é uma extensão da missão da Comunidade da Paz de Giruá. Por isso, o CERB é uma escola comunitária, evangélica e filantrópica, que busca o desenvolvimento da criatividade, da integridade da pessoa humana, observando que o ser humano é criado por Deus, digno, livre e responsável, finito, inacabado e imperfeito, capaz de atribuir sentido a sua existência no mundo, através da prática do amor.
A nossa caminhada começou em dezoito de outubro de 1957, em uma reunião realizada e presidida por Rodolpho Engel e secretariada por Gerhard Groff, a qual resultou na criação da Sociedade Escolar Rui Barbosa, a qual surgia com o propósito de qualificar a educação de crianças e jovens embasada nos princípios Luteranos. Os trabalhos na escola iniciaram em março de 1958 com a intenção de propugnar o progresso e o ensino. O primeiro diretor foi o professor Nestor Henrique Spindler que também desempenhava função docente. Inicialmente com 30 alunos funcionou apenas com as séries iniciais, até o ano de 1963. Já em 1975 a 6ª série foi implantada. Em 1990 foi criada a 7ª e no ano posterior, a 8ª série. O 2º grau (Ensino Médio) foi autorizado a partir do ano de 1995, oportunidade em que a escola passou a usar a nomenclatura atual: Colégio Evangélico Rui Barbosa.
O Colégio Evangélico Rui Barbosa nos seus 66 anos de história e amor pela Educação Giruaense tem a responsabilidade e o compromisso de continuar oferecendo aos nossos alunos uma educação de qualidade e de levar adiante os ensinamentos de Lutero. O CERB faz parte da Rede Sinodal de Educação, e objetiva com seu processo educativo dar condições ao educando, para que inserido na sociedade, promova mudanças orientado pelo prazer do conhecimento, da verdade e da justiça, tornando-se participativo, responsável, solidário, consciente e determinado de que é necessário, para a construção de uma sociedade inclusiva e igualitária, seguir valores éticos, políticos, sociais, científicos, culturais e estéticos compatíveis com as aspirações da sociedade brasileira e com os princípios teológicos e confessionais da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.
Missão
Ensinar com excelência formando cidadãos éticos, solidários, argumentativos e responsáveis.
Visão
Ser referência em educação no município e região.
Princípios
Participando da missão evangelizadora da Igreja, a educação escolar, inspirada nos princípios do Projeto Educativo das Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição de Maria, de Bonlanden, atentas às finalidades da Mantenedora, busca uma prática educativa que possibilite a humanização e personalização do educando, formação sólida e o preparo para o compromisso de cidadania.
- Excelência de Ensino, baseada numa sólida formação, que propicie a construção do conhecimento, sob a ótica da compreensão cristã do mundo;
- Privilegiar a formação para a paz e fraternidade;
- Transformar a escola em um lugar de encontro, escuta e comunicação;
- Adquirir competências e habilidades necessárias ao prosseguimento dos estudos e ao ingresso no mercado de trabalho;
Ensinamos, do Maternal ao 9º ano do Ensino Fundamental, fundamentados em valores. Mantemos uma média de 16 alunos por sala de aula na Educação Infantil, 20 alunos por sala de aula no Fundamental I e15 alunos no Fundamental II. Isso permite aos professores acompanhar mais de perto o desenvolvimento intelectual do aluno com um melhor aproveitamento escolar e uma convivência harmoniosa com a sociedade em que vive. Na Educação Infantil, além da professora titular, a turma conta com o apoio de monitora.
Educadores altamente qualificados, com curso superior e cursos de aperfeiçoamento periódicos, atuam visando à formação do caráter senso-crítico, tornando o aluno um cidadão consciente e participativo. Além disso, a escola oportuniza o acompanhamento aos nossos educandos com profissionais especializados, como AEE (Atendimento Educacional Especializado).
O Colégio Evangélico Rui Barbosa desenvolve suas práticas pedagógicas buscando desenvolver habilidades e competências de modo interdisciplinar, tendo o professor como mediador no processo de aprendizagem e o estudante como sujeito deste, primando pelo desenvolvimento da sua autonomia. Lançamos mão de práticas a partir da Educação Infantil, em que trabalhamos os campos de experiência através de cantos temáticos, do programa MenteInovadora também trabalhado nos demais níveis de ensino, de projetos de leitura e atividades diversas, diferentes padrões de interação, sempre de forma colaborativa e baseado na intencionalidade.
No Ensino Fundamental I o trabalho é desenvolvido por meio de pesquisas, experimentos, leituras, oralidade, pesquisas de campo, passeios de estudo, jogos, oficinas e produções diversas.
Para o Ensino Fundamental II, além de práticas comuns aos demais níveis de ensino, podemos citar: atividades práticas e/ou de campo, debate e discussões, estudo dirigido em plataformas digitais, demonstração em laboratório, aulas compartilhadas, atividades desenvolvendo a compreensão de conceitos fundamentais, posteriormente aplicação destes conceitos e por fim abstração e uso do raciocínio lógico; retomadas constantes de aspectos relevantes dos objetos de estudo, tanto para a revisão quanto para o aprofundamento. Nosso fazer pedagógico promove a formação de sujeitos dinâmicos, criativos, críticos, sensíveis, éticos, capazes de conviver, trabalhar em equipe; aptos a mobilizar conhecimentos adquiridos tanto ao longo do processo educacional formal como na vivência social, para atuar como agentes transformadores da sociedade.